Sustainable Wednesday #2 – 30 Wears

Sustainable Wednesday #2 – 30 Wears

#30wears

Hoje quero falar-vos do movimento 30 Wears, já conhecem? Iniciado por Livia Firth (directora criativa da Eco-Age e uma das produtoras executivas do documentário The True Cost), este movimento diz-nos que, antes de comprar qualquer peça de roupa, devemos colocar a seguinte questão: “Vou usar mais de 30 vezes?” Se a resposta for não, simplesmente não devemos comprar. Isto leva-nos a pensar antes de fazer qualquer compra, o que só por si já é bom porque evita o consumo por impulso, que muitas vezes acontece quando nos deparamos com roupas baratas. E para percebermos se vamos de facto usar algo mais de 30 vezes, devemos analisar alguns aspectos: gosto assim tanto desta peça? E vou continuar a gostar daqui a 6 meses, daqui a um ano? Ela tem qualidade suficiente para aguentar o uso? E as lavagens? Tudo isto deve ser questionado, para que de facto aquela peça se torne num investimento, num objecto valorizado que nos vai acompanhar no tempo e não em algo descartável que acaba numa pilha de lixo.

Lembro-me de um episódio que se passou comigo há muitos anos atrás, ao ver na Zara um bolero estilo gabardina que na altura me despertou o interesse. Pensei se iria de facto usar, porque aquilo não me ía aquecer, também não me ía propriamente proteger da chuva, afinal era um bolero e de manga curta… Mas quando olhei para o preço em promoção – 10€ – tive a resposta. Era tão barato, não havia mal comprar. Mas houve! Usei-o pouco mais de uma vez e acabei por dá-lo, foi uma péssima compra. A única coisa boa é que me serviu de lição, acho que é por isso que nunca mais me esqueci do dito bolero. Mil vezes os 80€ que dei pela t-shirt dos póneis que mostro acima, assinada por Vitor Bastos para a sua marca já extinta, V!TOR, que foi comprada em 2013 e ainda hoje é uma das minhas preferidas. Usei-a certamente mais de 30 vezes e irei continuar a usá-la a cada Verão.

Vamos todos estar despertos para esta questão da próxima vez que fizermos compras? E se quiserem fazer parte deste movimento, juntem a hashtag #30wears nas fotos que partilham das vossas roupas mais adoradas. Fica o desafio!